Na celebração dos 47 anos da Acomac Porto Alegre, a entidade recebeu o reconhecimento de autoridades locais e empresários pelo seu papel fundamental no crescimento econômico da cidade e no associativismo do setor. Representando o Prefeito Sebastião Mello, o Secretário Municipal de Obras, André Flores, destacou a importância da Acomac no setor da construção civil, o qual é o maior empregador de Porto Alegre. Flores ressaltou a relevância do setor para o desenvolvimento da cidade, que recentemente foi eleita o melhor ambiente de negócios do Brasil.
“A Prefeitura tem trabalhado para fomentar o setor e melhorar as condições para os empreendedores, como a redução de 62 alíquotas de ISS, que impactam diretamente a construção civil, incentivando o investimento e a inovação em nossa cidade”, afirmou o Secretário. Ele também fez questão de parabenizar a Construsul, feira de grande importância para o setor, que, mesmo sem o aeroporto local em pleno funcionamento, alcançou um público de mais de 30 mil inscritos e gerou milhões em negócios.
Paulo Richter, idealizador da Construsul, reforçou a posição da Acomac como referência nacional no associativismo do setor, destacando a importância da parceria entre as duas entidades. “A Acomac é uma entidade de referência nacional. Quando saímos para fazer feira fora, como em Balneário Camboriú, todos se referem à Acomac como uma referência. Isso nos orgulha muito, e desejamos que essa parceria seja eterna”, comentou Richter.
Arcione Piva, Presidente do Sindilojas Porto Alegre, também destacou o impacto positivo da Acomac ao longo de quase cinco décadas de atuação. Representando o Sistema Fecomércio do Rio Grande do Sul, que engloba entidades como Fecomércio, SESC e SENAC, Piva elogiou o papel da Acomac no fortalecimento do setor de materiais de construção. “Vocês criaram um espaço de colaboração que fortaleceu toda a cadeia de suprimentos da construção civil em nossa região. O Sistema Fecomércio acredita que a união dos empresários é fundamental para o fortalecimento do comércio de bens, serviços e turismo do nosso estado”, afirmou Piva.
Representando a Associação Nacional de Materiais de Construção (Anamaco), Jaime Silvano destacou a atuação da Acomac Porto Alegre sob a liderança de Vanessa Bizotto e o trabalho conjunto para ajudar lojistas e cidadãos atingidos por enchentes recentes. “A Acomac tem feito um trabalho magnífico, ajudando pessoas físicas e lojas do setor de materiais de construção que perderam praticamente tudo com a enchente. Além disso, nossa parceria com a Construsul e a família Richter fortalece nosso trabalho no setor”, declarou. Silvano também ressaltou a importância da atuação da Anamaco e das Acomacs em Brasília, trabalhando pela desoneração de produtos da cesta básica de materiais de construção, beneficiando diretamente a indústria, o varejo e os consumidores.
Ronaldo Sielichow, em sua fala, reforçou o espírito de união e superação que caracteriza a Acomac, especialmente diante das adversidades recentes, como a pandemia e as enchentes. “O associativismo minimiza o sofrimento das pessoas e nos faz crescer cada vez mais. A Acomac e tantas outras entidades, como o CIEE e o Sindilojas, se destacaram ao ajudar a sociedade nesses momentos difíceis”, afirmou Sielichow, destacando também a importância de manter a união para fortalecer a entidade, o estado e o país.
O evento também contou com um momento descontraído, apresentado por Paulo Penna Rey, durante a entrega do Prêmio Top de Vendas 2024, que distribuiu troféus aos três primeiros lugares, reconhecendo as melhores performances no setor ao longo do ano.
Encerrando o evento, Vanessa Bizotto, presidente da Acomac Porto Alegre, celebrou a trajetória de 47 anos da associação e agradeceu a todos os parceiros, associados e sua equipe pela dedicação e resiliência ao longo de 2024, um ano marcado por desafios e conquistas. “Este é o momento de união, onde nossa responsabilidade vai além dos negócios. É sobre reconstruir lares, comunidades e vidas”, afirmou Bizotto, destacando o papel do setor de materiais de construção na recuperação do estado após as enchentes. Vanessa também reforçou a importância de enfrentar os desafios do setor, como a alta tributação e as oscilações de preços, e expressou sua gratidão pessoal à sua família e a Deus, por sua orientação e força ao longo da jornada. “Que 2025 traga novas oportunidades e que possamos superar todas as adversidades com o mesmo espírito de resiliência que nos trouxe até aqui”, concluiu, já anunciando o Ecomac Sul 2025, que ocorrerá de 12 a 14 de setembro em Gramado.