8 DICAS SOBRE GERENCIAMENTO DE ESTOQUE

O estoque é um dos principais ativos de uma loja de materiais de construção, pois representa o investimento feito em produtos que serão vendidos aos clientes. Por isso, é fundamental gerenciá-lo de forma eficiente e evitar problemas como perdas, desperdícios e rupturas, que podem comprometer a rentabilidade e a satisfação dos consumidores.

Para ajudar os lojistas do ramo de materiais de construção a otimizar o gerenciamento dos seus estoques, separamos 8 dicas práticas e simples que podem fazer a diferença. Confira!

  1. Faça um inventário periódico do seu estoque.

O inventário é a contagem física dos produtos que você tem em sua loja, que deve ser comparada com os registros do seu sistema de gestão. Essa prática permite identificar divergências, erros, furtos e avarias que podem afetar o seu controle de estoque.

  1. Classifique os seus produtos por categorias e prioridades.

Nem todos os produtos têm a mesma demanda, giro e margem de lucro. Por isso, é importante classificá-los por critérios como ABC (mais vendidos, intermediários e menos vendidos), sazonalidade (produtos que têm maior procura em determinadas épocas do ano), perecibilidade (produtos que têm prazo de validade ou deterioram com o tempo) e valor agregado (produtos que têm maior valor unitário ou estratégico).

  1. Estabeleça um nível mínimo e máximo de estoque para cada produto.

O nível mínimo é a quantidade mínima que você deve ter em sua loja para atender à demanda dos seus clientes sem correr o risco de ficar sem o produto (ruptura). O nível máximo é a quantidade máxima que você pode ter em sua loja sem comprometer o seu capital de giro ou gerar excesso de estoque (encalhe).

  1. Faça compras planejadas e negociadas com os seus fornecedores.

As compras devem ser feitas com base na análise da demanda dos seus clientes, no histórico de vendas dos seus produtos e nos níveis mínimos e máximos estabelecidos para cada item. Além disso, é importante negociar com os seus fornecedores condições favoráveis de preço, prazo, qualidade e entrega.

  1. Armazene os seus produtos adequadamente em seu depósito ou área de exposição.

Os produtos devem ser armazenados em locais limpos, organizados, ventilados e protegidos da luz solar direta, da umidade e de pragas. Também devem ser respeitadas as orientações dos fabricantes quanto ao empilhamento, à disposição e à rotulagem dos produtos.

  1. Adote o método PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai) para movimentar os seus produtos.

Esse método consiste em dar saída aos produtos mais antigos em primeiro lugar, evitando que eles fiquem obsoletos ou percam a validade no seu estoque.

  1. Utilize um sistema informatizado para controlar o seu estoque.

Um sistema informatizado permite registrar as entradas e saídas dos seus produtos com mais rapidez, precisão e segurança do que um controle manual ou planilhas eletrônicas. Além disso, um sistema informatizado oferece relatórios gerenciais que facilitam a tomada de decisões sobre o seu estoque.

  1. Capacite a sua equipe para lidar com o seu estoque.

A sua equipe deve estar treinada para seguir as normas e procedimentos estabelecidos para o gerenciamento do seu estoque, bem como para utilizar corretamente o sistema informatizado adotado pela sua loja. Também deve estar consciente da importância do controle de estoque para o sucesso do negócio.

Seguindo essas 8 dicas simples, mas eficazes, você poderá gerenciar melhor os seus estoques de materiais de construção e evitar perdas desnecessárias.

Ainda não é associado ACOMAC Porto Alegre?
Entre em contato hoje mesmo através de um de nossos canais de atendimento.