A MELHOR ÉPOCA PARA CONSTRUIR

Quer aumentar suas vendas, mas não sabe qual o melhor momento para investir em promoções e estoque? Saiba que o clima pode influenciar muito na demanda e no comportamento dos seus clientes, por isso é importante planejar bem e escolher a época mais adequada para cada tipo de produto.

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como avaliar o clima do seu estado e quais são os períodos mais favoráveis para vender mais e melhor. Confira!

Por que o clima importa?

Algumas etapas iniciais da construção, como o preparo do terreno, as fundações, o levantamento das paredes e a cobertura, exigem tempo aberto e seco para serem executadas com eficiência e segurança. Se os seus clientes começarem a obra em um período de muita chuva ou umidade, podem ter problemas como:

  • Atrasos no cronograma;
  • Perda de materiais;
  • Comprometimento da estrutura;
  • Dificuldade de transporte e armazenamento;
  • Maior risco de acidentes.

Por isso, é provável que eles evitem iniciar a obra nos meses mais chuvosos do ano no seu estado. Além disso, eles devem considerar outros fatores climáticos que podem interferir na obra, como a temperatura, a incidência solar e a velocidade do vento.

Qual a melhor época do ano para vender materiais de construção no Rio Grande do Sul?

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Rio Grande do Sul tem um clima subtropical úmido, com quatro estações bem definidas. O verão é quente e chuvoso, enquanto o inverno é frio e seco. A primavera e o outono são estações de transição, com temperaturas amenas e chuvas moderadas.

De modo geral, os meses mais secos e estáveis costumam ser os mais procurados pelos clientes para começar uma obra. No caso do Rio Grande do Sul, isso significa aquele momento em que o verão já terminou e foi-se embora com suas chuvas intensas dando lugar ao outono, estação com significativa queda na quantidade e no volume de precipitações.

Portanto, essa pode ser uma boa oportunidade para você oferecer descontos especiais, condições facilitadas de pagamento e entrega rápida para os seus clientes que querem aproveitar o clima favorável para construir ou reformar. Dessa forma, você pode fidelizar seus clientes e se destacar da concorrência.

Essa estabilidade costuma ocorrer ainda na primeira parte do outono, isto é, no mês de abril. A partir desse momento, dependendo das características da sua região, os seus clientes vão ter um período de seis a sete meses para dar conta de toda a parte estrutural, erguer as paredes e cobrir a casa. Quando as chuvas voltarem, eles já estarão cuidando da parte interna.

No entanto, esses dados são apenas uma referência baseada em médias históricas. É importante que você fique atento às previsões meteorológicas específicas para a sua cidade e converse com seus clientes para entender as necessidades e expectativas deles em relação à obra.

Como planejar suas vendas?

Além de escolher a melhor época do ano para vender materiais de construção no Rio Grande do Sul, você também deve planejar outros aspectos das suas vendas com antecedência e cuidado. Entre eles, podemos destacar:

  • A pesquisa de mercado e a análise da concorrência;
  • A definição do mix de produtos e dos fornecedores;
  • A precificação dos produtos e a definição das formas de pagamento;
  • A divulgação dos produtos e das promoções;
  • O atendimento ao cliente e o pós-venda.

Todos esses fatores são essenciais para garantir que as suas vendas sejam realizadas com sucesso, satisfação e lucratividade. Por isso, não deixe de contar com o auxílio de profissionais especializados no ramo de materiais de construção.

Conclusão

Vender materiais de construção é um desafio para muitos lojistas, pois requer muita estratégia e planejamento. Uma das decisões mais importantes que você deve tomar é qual a melhor época do ano para investir em promoções e estoque.

Neste artigo, mostramos como o clima pode influenciar na demanda e no comportamento dos seus clientes no Rio Grande do Sul e quais são os períodos mais favoráveis para vender mais e melhor. Esperamos que essas informações sejam úteis para você alavancar as suas vendas!

Fontes:

1 Qual a melhor época do ano para começar uma construção de uma casa? – Casa Dicas
2 Existe uma época melhor para construir uma casa? – Só Projetos
Qual é a melhor época para construir uma casa? – Blog da Laredo Urbanizadora
Clima do Rio Grande do Sul – INMET

Ainda não é associado ACOMAC Porto Alegre?
Entre em contato hoje mesmo através de um de nossos canais de atendimento.