5 BENEFÍCIOS DE SE INVESTIR EM TECNOLOGIA NA INDÚSTRIA MADEIREIRA

A indústria madeireira é um segmento estratégico para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. De acordo com o IBGE, o país é o segundo maior produtor de madeira industrializada do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Além disso, a madeira é um recurso renovável, biodegradável e com baixa pegada de carbono.

No entanto, para se manter competitiva e sustentável, a indústria madeireira precisa investir em tecnologia e inovação. Neste artigo, vamos mostrar cinco benefícios de se adotar soluções tecnológicas no segmento:

1) Maior produtividade: A tecnologia permite otimizar os processos de produção da madeira, desde o manejo florestal até a fabricação dos produtos finais. Com equipamentos modernos e automatizados, é possível reduzir perdas, desperdícios e custos operacionais, além de aumentar a precisão, a segurança e a eficiência energética. Exemplos de tecnologias aplicadas à indústria madeireira são as empilhadeiras elétricas ou hidráulicas, os scanners ópticos, as serras circulares ou fitas e os softwares de gestão integrada.

2) Maior qualidade do produto final: A tecnologia também possibilita criar novos produtos a partir da madeira, agregando valor e atendendo às demandas dos consumidores. Um exemplo são os produtos de madeira engenheirada, que são compostos por camadas ou peças menores de madeira coladas sob pressão e calor. Esses produtos têm características superiores às da madeira maciça, como maior resistência mecânica, estabilidade dimensional e isolamento acústico. Alguns exemplos são o CLT (Cross Laminated Timber), o LVL (Laminated Veneer Lumber) e o OSB (Oriented Strand Board). Esses produtos podem ser usados na construção civil, na arquitetura ou no design de interiores.

3) Maior segurança para os trabalhadores: A tecnologia também contribui para a proteção dos trabalhadores da indústria madeireira. Com técnicas avançadas de manejo florestal, é possível garantir o crescimento sustentável das florestas plantadas ou nativas respeitando as normas ambientais e sociais. Além disso, com tecnologias de reciclagem e aproveitamento dos resíduos da produção, é possível gerar novos produtos ou fontes de energia renovável.

4) Redução do desperdício de madeira: A tecnologia também permite reduzir o desperdício de madeira na indústria madeireira. Com equipamentos modernos e automatizados, é possível cortar e aproveitar melhor a matéria-prima, evitando o descarte desnecessário. Além disso, com tecnologias de reciclagem e aproveitamento dos resíduos da produção, é possível transformar os restos de madeira em novos produtos ou fontes de energia renovável.

5) Maior valor agregado ao produto: Por fim, a tecnologia também possibilita agregar mais valor ao produto final da indústria madeireira. Com a diversificação dos produtos e dos mercados, há uma maior oportunidade de exportação ou venda interna da produção. Além disso, com parcerias entre universidades, empresas e órgãos públicos, é possível desenvolver novas soluções para os desafios enfrentados pelo setor. Alguns exemplos são os projetos relacionados à nanotecnologia aplicada à celulose, ao uso da biomassa como matéria-prima para biocombustíveis e à aplicação da inteligência artificial na otimização dos processos produtivos.

Conclusão

Como vimos, investir em tecnologia na indústria madeireira traz diversos benefícios para o segmento e para a sociedade. A tecnologia permite aumentar a produtividade e a qualidade do produto final, garantir a segurança dos trabalhadores, reduzir o desperdício de madeira e agregar mais valor ao produto.

Referências:
XH MAR Bethlehem, CTE (Centro de Tecnologia em Edificações), Guia do Estudante Abril.

Ainda não é associado ACOMAC Porto Alegre?
Entre em contato hoje mesmo através de um de nossos canais de atendimento.